Celebrado neste sábado (15), o Dia do Consumidor se consolidou como uma grande oportunidade para empreendedores impulsionarem as vendas, sendo comparado à Black Friday do primeiro semestre. Uma das estratégias mais eficazes para atrair novos clientes e fidelizar os atuais é o Marketing de Proximidade, que utiliza a geolocalização para oferecer mensagens e promoções personalizadas.
A adesão a essa abordagem faz ainda mais sentido considerando que os brasileiros estão entre os que mais utilizam smartphones no mundo, passando, em média, mais de cinco horas diárias conectados. “O marketing de proximidade valoriza o consumidor local e amplia sua relevância regional. Além disso, permite um atendimento mais personalizado, o que é um grande diferencial competitivo”, explica Charles de Souza e Silva, coordenador da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae. Segundo ele, 70% dos consumidores preferem comprar de empresas que demonstram proximidade e interesse em conhecê-los melhor.
Para os clientes, essa estratégia também traz benefícios, como descontos exclusivos, cashback e cupons personalizados, fortalecendo a experiência e a conexão com a marca. No entanto, para que a implementação seja bem-sucedida, é fundamental que os canais online e offline estejam alinhados. “Não adianta o cliente ser bem atendido nas redes sociais e ter uma experiência negativa na loja física, ou vice-versa. A rede social deve ser uma extensão do atendimento presencial”, alerta Souza e Silva.
Fonte: Agência Sebrae