Instagram começa a aplicar restrições a contas de adolescentes

O Instagram começou a implementar na terça-feira (11) no Brasil a “Conta de Adolescente”, um novo recurso que restringe os perfis de jovens entre 13 e 17 anos e oferece aos pais mais controle sobre as configurações de segurança e privacidade dos filhos na plataforma.

Agora, qualquer adolescente menor de 18 anos que criar uma conta no Instagram terá seu perfil automaticamente configurado como privado. Isso significa que novos seguidores precisarão de aprovação e que o conteúdo publicado não poderá ser acessado por pessoas que não seguem o perfil.

A restrição também afeta o envio de mensagens diretas (DMs), permitindo apenas interação entre usuários que já se seguem. Além disso, menções e marcações também serão limitadas a seguidores aprovados.

Controles adicionais para menores de 16 anos

A Meta implementou regras ainda mais rigorosas para adolescentes com menos de 16 anos. Para esse grupo, a configuração de conta privada será aplicada a todos os usuários, independentemente de quando se cadastraram. Qualquer alteração na segurança da conta precisará da aprovação dos pais.

Pais de adolescentes entre 16 e 17 anos também poderão ativar a “supervisão parental”, garantindo maior controle sobre as configurações da conta dos filhos. Com esse recurso, será possível aprovar ou negar solicitações para modificações de privacidade e, em breve, alterar as configurações diretamente.

Restrições de conteúdo

A nova função também limita automaticamente a exposição dos adolescentes a conteúdo sensível. A Meta cita exemplos como brigas e promoções de procedimentos estéticos, que terão visibilidade reduzida em seções como Explorar e Reels.

O recurso “Palavras Ocultas”, que filtra ofensas em comentários e mensagens, também será ativado automaticamente. Além disso, postagens que violem as regras do Instagram ou que contenham temas sensíveis, como suicídio e automutilação, serão removidas ou despriorizadas nas recomendações do app.

Outras mudanças na experiência do adolescente

  • Notificação sobre tempo de uso: Após 60 minutos no Instagram, os adolescentes receberão um aviso sugerindo que saiam do app.
  • Modo Noturno: Entre 22h e 7h, as notificações serão silenciadas automaticamente. Quem tentar entrar em contato será informado de que o adolescente não poderá visualizar a mensagem naquele momento.

A Meta reconhece que muitos jovens podem mentir sobre sua idade para acessar o Instagram e afirma que utiliza diferentes processos para verificar essas informações. Para fortalecer a proteção online, a Meta defende que legislações globais estabeleçam mecanismos obrigatórios de verificação de idade e aprovação parental por meio dos sistemas operacionais e lojas de aplicativos.

A “Conta de Adolescente” já está sendo implementada gradativamente no Brasil e foi anunciada oficialmente pela Meta nesta terça-feira (11), apesar de sua introdução ter sido comunicada em setembro do ano passado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *