Alexis Ohanian, um dos fundadores do Reddit, agora faz parte de um consórcio que está negociando a compra do TikTok. Frank McCourt, empresário líder de um dos grupos envolvidos na aquisição da rede social chinesa, confirmou à Reuters a entrada de Ohanian na proposta. O processo de venda do TikTok nos Estados Unidos está em andamento, mas ainda sem uma definição clara, com várias ofertas em disputa.
A experiência de Ohanian na gestão de redes sociais é vista como um trunfo para o consórcio, que aguarda uma avaliação da presidência dos EUA. No entanto, os compradores precisam apresentar um relatório detalhado sobre o financiamento, o uso da tecnologia da plataforma — especialmente seu algoritmo, um dos mais valiosos do mercado — e como as preocupações com a segurança nacional serão abordadas pela nova administração.
Segundo McCourt, que também é proprietário do Olympique de Marseille, a área de segurança nacional foi o principal fator que despertou o interesse de Ohanian no consórcio, denominado People Bid’s (“Proposta do Povo”, em tradução livre).
A proposta do consórcio é reformular o TikTok nos EUA, oferecendo aos usuários mais controle sobre o uso e o compartilhamento de seus dados pessoais. Tim Berners-Lee, o criador da internet, também está envolvido no projeto, alinhando-se à ideia de dar mais autonomia aos usuários sobre suas informações.
O futuro do TikTok nos Estados Unidos ainda é incerto. O decreto que suspendeu o bloqueio da plataforma vence no final de abril. Além do consórcio People Bid, gigantes como Microsoft, Oracle e Walmart estão trabalhando em uma proposta própria, com investidores como o influenciador MrBeast. Contudo, há a possibilidade de a ByteDance rejeitar a venda e optar por encerrar as operações do TikTok nos EUA.
Fonte: Tecnoblog