O Google anunciou nesta quarta-feira (5) o AI Mode, um novo sistema de buscas com inteligência artificial. A novidade é uma evolução do AI Overview, aquele resumo gerado por IA que aparece no topo das pesquisas. Diferente de seu antecessor, o AI Mode busca informações em tempo real, garantindo respostas mais atualizadas e exibindo o raciocínio por trás de cada conclusão.
A ferramenta utiliza uma versão customizada do LLM Gemini 2.0 e promete oferecer uma experiência de busca mais avançada. Assim como os sistemas do ChatGPT, Copilot e Perplexity, o AI Mode não apenas recupera informações, mas também analisa e estrutura os dados de forma contextualizada.
Em um exemplo apresentado pelo Google, o AI Mode responde à pergunta sobre o melhor dia para um ensaio de casamento. Além de sugerir a quinta-feira como a opção ideal, a IA justifica a escolha com base na previsão do tempo, na movimentação de locais públicos e nas condições de iluminação.
Enquanto o AI Overview foca em resumos diretos — e pode gerar respostas problemáticas, como sugerir o uso de cola na pizza para fixar o queijo —, o AI Mode combina análise, explicações e busca avançada, funcionando como uma mistura de agente de IA, analista e motor de pesquisa.
Como acessar o AI Mode?
Por enquanto, o AI Mode está disponível apenas nos Estados Unidos e pode ser acessado por usuários inscritos no Google Search Labs, o programa de testes da empresa. Além disso, é necessário ser assinante do plano Google One AI Premium. Ainda não há previsão para o lançamento em outros países.
Fonte: Tecnoblog