A OpenAI anunciou o lançamento do GPT-4.5, uma versão aprimorada de seu modelo de linguagem, na última quinta-feira (27). A atualização estará disponível inicialmente para usuários pagantes, sendo liberada de forma gradual.
De acordo com a empresa, o GPT-4.5 apresenta uma taxa reduzida de “alucinações” — termo usado para descrever respostas incorretas geradas pela inteligência artificial. O novo modelo também se destaca por uma maior capacidade de reconhecimento de padrões, geração de insights criativos e melhor “inteligência emocional”.
A OpenAI informou que a taxa de alucinação do GPT-4.5 caiu para 37,1%, em comparação com os 61,8% registrados no GPT-4o e os 44% do modelo o1, ambos antecessores diretos.
Além disso, o GPT-4.5 suporta uploads de arquivos e imagens, auxiliando na criação de textos e na programação. No entanto, recursos avançados como suporte a voz e vídeo ainda não estão disponíveis.
A OpenAI, que conta com o apoio da Microsoft, afirmou que a nova versão será disponibilizada aos usuários dos planos ChatGPT Plus e Team na próxima semana. Já os clientes Enterprise e Edu receberão acesso ao modelo na semana seguinte.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, explicou que a novidade ainda não foi liberada para todos os usuários devido à falta de capacidade de processamento gráfico. “Adicionaremos dezenas de milhares de GPUs na próxima semana. Não é o ideal, mas prever picos de crescimento e a consequente escassez de GPUs é um grande desafio”, afirmou.
Fonte: G1