O Google começou a liberar um novo recurso para o Gemini Live, permitindo que usuários utilizem a câmera do celular para interagir com a inteligência artificial de forma ainda mais intuitiva. Com a funcionalidade, é possível conversar com o Gemini enquanto filma elementos do ambiente, tornando a experiência mais dinâmica e prática.
Anunciada no ano passado, a ferramenta oferece respostas em tempo real sobre objetos, roupas, decoração e até problemas em itens da casa. A ideia é que o usuário aponte a câmera para algo específico e receba sugestões, explicações ou diagnósticos da IA.
Em quais dispositivos está disponível?
O Gemini Live está disponível para usuários da linha Galaxy S25, para os Pixel 9 (ainda não vendidos oficialmente no Brasil) e para assinantes do Gemini Advanced, serviço premium do Google com funções adicionais de inteligência artificial.
De acordo com a Samsung, o recurso será lançado primeiro na linha Galaxy S25, mas deve chegar a outros modelos futuramente. Quem já possui um aparelho compatível e atualizado pode ativar o Gemini Live pressionando e segurando o botão lateral do celular.
O que é possível fazer com o Gemini Live?
Com o recurso ativado, o usuário pode filmar qualquer elemento e solicitar que o Gemini ofereça sugestões ou informações. Por exemplo, ao apontar a câmera para uma sala, a IA pode sugerir mudanças na decoração, como a realocação de móveis ou itens que combinem com o ambiente.
Outras funcionalidades incluem identificar problemas em objetos da casa — como uma cadeira com rangido —, indicar roupas adequadas para diferentes ocasiões, fazer cálculos rápidos ou até tentar descobrir o material de uma peça de roupa.
No momento, ainda não é possível usar o Gemini Live para obter informações sobre estabelecimentos comerciais. Esse tipo de interação foi demonstrado no Android XR, mas a expectativa é de que, no futuro, também esteja disponível na IA. Com isso, será possível apontar a câmera para a fachada de um restaurante, obter a tradução do cardápio e até ouvir um resumo das avaliações do local.
Fonte: Tecnoblog