Uma pesquisa realizada pelo InstitutoZ, da Trope, em colaboração com a YouPix, mostra que 84% dos membros da Geração Z consomem conteúdo de influenciadores diariamente. Além disso, mais da metade (51%) passa mais de sete horas por dia conectada, com smartphones (97%) e computadores (46%) sendo os dispositivos mais utilizados.
De acordo com Luiz Menezes, fundador da Trope, esse elevado consumo está diretamente ligado à conexão emocional que os jovens desenvolvem com os criadores de conteúdo. “Esse público enxerga as personalidades que acompanham como autênticas, próximas e, principalmente, conectadas às suas experiências e interesses. Isso faz com que queiram estar cada vez mais perto do que é publicado”, afirma.
O estudo revelou cinco fatores principais que explicam essa forte relação entre a Geração Z e os influenciadores digitais:
Autenticidade e identificação
A Gen Z valoriza criadores que demonstram autenticidade. Influenciadores são vistos como pessoas reais, compartilhando suas vidas e opiniões de forma transparente e acessível.
Educação e inspiração
Plataformas como YouTube e TikTok são vistas como fontes de aprendizado. Para 35% dos entrevistados, o conteúdo precisa ser interessante e relevante, enquanto 23% consideram a formação acadêmica e certificações dos criadores como diferenciais.
Senso de comunidade e pertencimento
A interação com influenciadores nas redes sociais cria um senso de comunidade, essencial para uma geração que busca conexões genuínas, mesmo no ambiente digital.
Relevância cultural
Influenciadores moldam tendências e comportamentos. O estudo aponta que 75% dos entrevistados consideram influenciadores importantes em suas escolhas de filmes e séries, 59% seguiram recomendações de viagens, eventos sociais e restaurantes, e 89% adotaram novos hábitos de alimentação saudável e exercícios devido a influências digitais.
Desconfiança nas instituições tradicionais
Ao contrário das mídias tradicionais ou da publicidade das grandes marcas, os influenciadores são vistos como uma fonte mais confiável de informação por uma geração que questiona formas tradicionais de autoridade.
O estudo também destacou que 78% da Geração Z acredita que a influência dos criadores de conteúdo tem impactos tanto positivos quanto negativos. Entre os temas que mais geram afinidade com os influenciadores estão diversidade e inclusão (54%), empoderamento pessoal e autenticidade (54%), e estilo de vida saudável (44%).
Rafaela Lotto, CEO da YouPix, conclui: “A influência não está apenas no alcance ou na conversão imediata, mas na construção de repertório e na forma como os influenciadores traduzem cultura e comportamento em linguagem autêntica. Marcas que restringem o processo criativo com briefings rígidos perdem a maior contribuição dos criadores: criatividade e conexão genuína com a audiência”, disse.
Fonte: Propmark