A startup de inteligência artificial Perplexity revelou que em breve lançará o Comet, seu navegador focado em buscas com agentes de IA. O anúncio foi feito em uma publicação na rede social X, onde a empresa descreveu a novidade como “um navegador para busca com agentes, feito pela Perplexity”, sem fornecer muitos detalhes.
Em comunicado enviado ao portal TechCrunch, a companhia afirmou que o objetivo é “reinventar o navegador”. Atualmente, o Comet ainda não está disponível, mas os interessados já podem se inscrever em uma lista para receber atualizações sobre o lançamento.
O mercado de navegadores com IA está em expansão. A Browser Company, criadora do Arc para Windows e macOS e do Arc Search para Android e iOS, também está desenvolvendo o Dia, um navegador capaz de realizar tarefas automatizadas. Em uma demonstração, o Dia sugeriu informações, reuniu links abertos para envio por e-mail e adicionou produtos ao carrinho da Amazon com base em uma lista fornecida.
O que são agentes de IA?
Diferentemente das ferramentas de IA generativa, que criam textos ou imagens, os chamados “agentes” são projetados para executar tarefas em navegadores ou aplicativos. Atualmente, essas soluções têm se concentrado mais em atividades realizadas na web.
Outras empresas também apostam nessa tecnologia. A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, lançou recentemente o Operator, um agente capaz de compreender interfaces de sites e realizar ações solicitadas pelo usuário em linguagem natural. A proposta é facilitar tarefas como comprar passagens aéreas ou reservar restaurantes sem a necessidade de comandos específicos.
Já o Google desenvolve o Project Mariner, uma extensão para o Chrome com funcionalidades semelhantes às do Operator. Ainda em fase de testes, a ferramenta tem o objetivo de executar pedidos em sites diretamente pelo navegador, ampliando as possibilidades de automação na web.
Foto: Olhar Digital