Em um evento que reuniu torcedores apaixonados, Neymar Jr. voltou a pisar no gramado da Vila Belmiro, atraindo a atenção da imprensa internacional.
O retorno do atacante ao Santos não apenas reacendeu a esperança da torcida santista, mas também provocou um verdadeiro furor no mercado publicitário, com marcas buscando capitalizar o chamado “efeito Neymar” para impulsionar seus negócios.
Logo após desembarcar da Arábia Saudita, Neymar protagonizou uma campanha do Mercado Livre, recebendo suas novas chuteiras da Puma, marca que o acompanhará nessa nova fase da carreira.
Desde que deixou o futebol brasileiro em 2013 para jogar no Barcelona, Neymar acumulou títulos e fama internacional, com passagens de sucesso pelo Paris Saint-Germain. Em 2023, o jogador se transferiu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, em uma temporada marcada por lesões e poucos jogos.
Potência dentro e fora dos gramados
Mesmo fora de seu auge físico, Neymar continua sendo uma máquina de gerar receitas. Especialistas em marketing esportivo afirmam que o retorno do craque ao Brasil trará um impacto positivo não apenas para o Santos, mas para o futebol brasileiro como um todo, alavancando novas fontes de receita, patrocínios e ativações de marca.
Segundo apuração do jornal Lance!, o Santos já recebeu propostas de mais de dez empresas interessadas em associar suas marcas ao clube. Um exemplo significativo é o da fintech de seguros automotivos Loovi. Antes da chegada de Neymar, o espaço da empresa na camisa do time valia R$ 600 mil. Agora, esse mesmo espaço foi valorizado em até R$ 3 milhões.
Especialistas analisam o fenômeno
Renê Salviano, CEO da Heatmap, destaca: “Neymar é um canhão de audiência. O impacto é positivo para a liga e para os clubes. Se ele estiver focado e motivado, ainda tem muito a oferecer”.
Já Wagner Leitzke, líder de marketing digital da End to End, compara o retorno de Neymar ao de Ronaldo Fenômeno em 2009, quando voltou ao Brasil para jogar no Corinthians. “A volta de Neymar colocará o Santos em evidência internacional novamente, aumentando as vendas de produtos licenciados e criando experiências exclusivas para os torcedores. Além disso, ele reaproxima o clube de uma geração que cresceu tendo Neymar como ídolo”, conclui.
O retorno de Neymar transcende o universo esportivo. Seu impacto econômico, social e midiático comprova que o craque é muito mais do que um jogador: é um fenômeno cultural e um catalisador de oportunidades no mundo dos negócios.
Fonte: Propmark