IA já faz parte da rotina de 80% dos profissionais de marketing no Brasil

A Inteligência Artificial já está transformando o marketing digital no Brasil. Um estudo realizado pelo IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, revelou que 80% dos profissionais do setor já utilizam IA em suas estratégias, destacando ganhos em eficiência, velocidade e personalização.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados perceberam um aumento na produtividade, enquanto 68% afirmaram que os processos se tornaram mais rápidos. Além disso, quase metade (49%) apontou que a tecnologia contribuiu para uma tomada de decisão mais precisa, enquanto 37% destacaram a redução de custos e 34% notaram melhorias na experiência do cliente.

A maioria dos profissionais ainda está nos primeiros anos de adoção da IA: 74% utilizam a tecnologia há pouco tempo, sendo que 41% a implementaram nos últimos um ou dois anos. Entre as principais aplicações no marketing digital, a criação de conteúdo lidera (71%), seguida pela análise de dados (68%) e otimização de campanhas (53%). A tecnologia também tem sido amplamente utilizada na automação de marketing, chatbots e segmentação de audiência.

Apesar do avanço da IA no setor, 43% dos profissionais ainda não decidiram como alocar o orçamento para essa tecnologia em 2025. No entanto, 44% já planejam aumentar os investimentos, refletindo uma confiança crescente no potencial da IA para aprimorar a comunicação e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Fonte: Propmark

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *