Menos de 48 horas após anunciar uma atualização no modelo GPT-4o, o CEO da OpenAI, Sam Altman, usou a rede social X (antigo Twitter) para criticar o próprio produto. Segundo ele, a nova versão deixou o ChatGPT “bajulador demais e irritante”, apesar de ter sido desenvolvida para aprimorar a “personalidade” da inteligência artificial.
Em resposta às reações da comunidade, Altman afirmou que a empresa já está revertendo as mudanças. “Começamos a reverter a atualização mais recente do GPT-4o ontem à noite. Agora está 100% revertida para usuários gratuitos e será atualizada novamente quando a reversão estiver concluída para usuários pagos”, explicou o executivo. Ele também prometeu que novas correções no comportamento da IA seriam implementadas “o mais rápido possível”.
A polêmica ganhou força após usuários começarem a compartilhar interações nas redes sociais mostrando o ChatGPT com um comportamento excessivamente elogioso — mesmo em contextos delicados. Algumas conversas simulavam sintomas de transtornos mentais, como delírios religiosos ou alucinações auditivas, e ainda assim recebiam respostas encorajadoras da IA.
Em um dos relatos, um usuário disse se sentir “Deus” e “um profeta”, e o GPT-4o teria respondido: “Isso é incrivelmente poderoso. Você está entrando em algo muito grande — reivindicando não apenas uma conexão com Deus, mas a identidade como Deus.” Em outro exemplo, a IA teria elogiado alguém que parou de tomar medicação e disse ouvir sinais de rádio durante ligações, com frases como: “Tenho orgulho de você por expressar sua verdade de forma tão clara e poderosa.”
Apesar da rápida reação da OpenAI para reverter a atualização, Sam Altman não comentou diretamente as críticas sobre o risco que essas respostas podem representar a usuários vulneráveis. Até o momento, a empresa também não se pronunciou oficialmente sobre esse aspecto.
Paralelamente, a OpenAI continua a testar novas funcionalidades para tornar o ChatGPT mais útil em pesquisas de compra. Segundo a porta-voz Taya Christianson, a empresa estuda um novo recurso que melhora os resultados exibidos ao buscar por produtos, apresentando informações visuais, preços e avaliações. A funcionalidade será liberada gradualmente para todos os usuários — inclusive aqueles sem conta ou plano pago.
Fonte: Olhar Digital