Meta lança app independente para disputar espaço com ChatGPT e Gemini

A Meta deu um novo passo no mercado de inteligência artificial com o lançamento de um aplicativo independente para o Meta AI, seu assistente pessoal com IA generativa.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (29) por meio de um vídeo publicado por Mark Zuckerberg no Instagram. Até então, a ferramenta só estava disponível em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e via navegador.

Agora, com um app exclusivo disponível para Android e iOS, o Meta AI passa a disputar diretamente com concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google. A medida reforça a estratégia da empresa em consolidar sua presença no setor de assistentes virtuais inteligentes, onde já oferece o modelo de linguagem Llama — com código aberto e disponível gratuitamente para desenvolvedores.

De acordo com Zuckerberg, o novo aplicativo foi desenvolvido para priorizar a comunicação por voz, incentivando o uso conversacional da IA. A proposta é que os usuários falem mais e digitem menos, transformando o Meta AI em um assistente pessoal de uso cotidiano — com funcionamento semelhante ao Gemini.

Um dos diferenciais prometidos pela empresa está no uso de dados das redes sociais para personalizar as respostas da IA. Essa funcionalidade ainda será lançada, mas pode representar uma vantagem competitiva significativa, já que permitirá que o Meta AI aprenda com base no comportamento dos usuários em plataformas como Facebook e Instagram.

O app também incorpora características típicas de redes sociais, como um feed de descobertas. Nele, é possível visualizar conteúdos gerados por outras pessoas com a IA, de forma semelhante ao que já acontece no Instagram ou no Facebook.

Além disso, o Meta AI terá integração com dispositivos inteligentes da própria empresa. Inicialmente, a novidade está disponível apenas para os óculos smart da Meta, que deixarão de ser configurados pelo antigo aplicativo Meta View. Zuckerberg também adiantou que outros dispositivos com suporte à IA estão nos planos da companhia.

Fonte: Tecnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *