O último relatório da Comscore traça um panorama detalhado sobre o comportamento dos consumidores e como as plataformas digitais influenciam suas escolhas. A análise destaca que o consumo digital está cada vez mais integrando múltiplas plataformas, com as redes sociais se tornando peças-chave na construção de estratégias para marcas e anunciantes em 2025.
O Brasil continua sendo um dos quatro maiores mercados digitais do mundo, com 131 milhões de visitantes únicos registrados em dezembro de 2024, consolidando-se como líder na América Latina. A forma como os brasileiros consomem conteúdo está em constante mudança, com os aplicativos se destacando no consumo digital. Em dezembro de 2024, o tempo médio de uso de aplicativos foi de 103,9 horas por visitante único, enquanto o acesso via navegadores móveis foi de apenas 5,5 horas. As redes sociais também marcaram presença, com 51 horas de uso por mês.
Entre as plataformas mais consumidas no Brasil estão WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram. O TikTok, em particular, viu um aumento de 73% nas visualizações de vídeo, com 11,1 bilhões de visualizações em dezembro de 2024, comparado ao mesmo mês em 2023. Outros dados revelam o crescimento das redes sociais voltadas para o universo dos gamers, como Discord (46%) e Reddit (132%).
No campo dos influenciadores digitais, cerca de 6 bilhões de ações foram registradas em 2024. O ranking dos cinco influenciadores com maiores interações nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, X e YouTube) inclui Virginia (815 milhões de ações), Neymar Jr. (533 milhões), Vinicius Jr. (290 milhões), ViihTube (190 milhões) e Lucas Rangel (125 milhões).
O Spotify continua sendo a principal plataforma de streaming de áudio, registrando um crescimento de 39% em relação ao ano anterior, com 900 milhões de horas de audição ao longo de 2024.
A análise também destaca que os setores de entretenimento, notícias e serviços online são os que lideram a audiência digital no Brasil. O varejo digital está em franca expansão, impulsionado pela ascensão do retail media, que vem ganhando destaque como a “terceira onda” do marketing digital, após as fases de Search e Social Media.
O setor financeiro digital segue em alta, com 111 milhões de visitantes únicos acessando serviços financeiros online. A seguradora Ademicon se destacou em branded content, com 517 mil ações em 2024. No setor bancário, a Caixa liderou com 55 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2024, seguida por Will Brank, Itaú e Nubank, que também tiveram forte presença nas redes sociais.
Em 2024, os eventos e transmissões também impulsionaram o consumo digital, com destaque para a CazéTV, que viu um aumento de 128% nas visualizações no YouTube, especialmente durante os jogos do Paulistão e as transmissões das Olimpíadas de Paris. As redes sociais desempenharam um papel importante na amplificação de conteúdos da mídia tradicional, aumentando o alcance de transmissões televisivas.
De acordo com Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil, “2024 foi um ano de transformação digital acelerada. O crescimento das redes sociais, da CTV e do varejo digital indica que marcas e anunciantes precisam ajustar suas estratégias para se conectar com suas audiências em um ambiente cada vez mais dinâmico e segmentado”.
Fonte: Propmark