A Meta iniciou nesta terça-feira (18) os testes do recurso “Notas da Comunidade” no Facebook, Instagram e Threads. A ferramenta, que inicialmente estará disponível apenas nos Estados Unidos, possibilita que usuários façam correções em publicações, seguindo um modelo semelhante ao adotado pelo X, de Elon Musk.
Com essa mudança, a empresa substitui o sistema de verificação de fatos realizado por terceiros. O anúncio foi feito pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em um vídeo publicado no Instagram no início de janeiro. Segundo ele, os verificadores externos “têm sido politicamente tendenciosos e destruíram mais confiança do que criaram”.
De acordo com a Meta, cerca de 200 mil pessoas já se inscreveram para testar a nova funcionalidade. As inscrições seguem abertas para novos participantes. No entanto, a empresa esclarece que as correções feitas pelos usuários não serão exibidas de imediato para todos.
“Começaremos a disponibilizá-las de forma gradual e aleatória para pessoas fora da lista de espera e levaremos um tempo para testar o sistema de redação e classificação antes que qualquer nota seja publicada publicamente”, informou a companhia.
Ainda não há previsão para o lançamento oficial do recurso. A Meta afirmou que a ampliação do programa dependerá dos resultados obtidos na fase de testes.
Fonte: G1