Falta de segurança digital faz metade dos brasileiros desistir de compras online

A digitalização do consumo segue em alta, mas a insegurança ainda impede muitos brasileiros de finalizarem compras online. De acordo com o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 da Serasa Experian, 48% dos consumidores no país já desistiram de uma transação por falta de confiança no site ou aplicativo.

Embora as transações digitais tenham aumentado 1,6 ponto percentual em 2024 em comparação ao ano anterior, a percepção de segurança caiu significativamente. 

O número de pessoas que acreditam que as empresas adotam medidas eficazes contra fraudes recuou de 51% para 43%. Entre os principais receios dos consumidores estão o medo de comprar em sites falsos (41%), sofrer fraudes com uso indevido de dados (41%) e ter informações pessoais vazadas (37%).

Com esse cenário, a busca por soluções de autenticação mais seguras cresce. O uso da biometria física — como reconhecimento facial, impressão digital e voz — passou de 59% em 2023 para 67% em 2024, sendo considerada confiável por 71,8% dos entrevistados. Já a biometria comportamental, que analisa padrões de digitação, pressão na tela e variações na voz, ainda gera desconfiança e é vista como segura por apenas 48,6%.

Para Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, as empresas devem investir em soluções de segurança robustas para conquistar a confiança do consumidor. “A biometria física é confiável, mas a proteção digital eficiente precisa ser estruturada em várias camadas. Com a combinação de análise de dispositivos, verificação documental e inteligência analítica, é possível combater fraudes sem comprometer a experiência do usuário”, explica Rocha.

O desafio se intensifica diante do aumento das tentativas de fraude no Brasil, que ultrapassaram a marca de um milhão de casos apenas em novembro de 2024, segundo a Serasa Experian. Empresas que adotarem tecnologias avançadas de identificação e autenticação estarão mais preparadas para garantir a segurança das transações e impulsionar o crescimento do comércio digital.

Fonte: Mundo do Marketing

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